28º Domingo do Tempo Comum, Ano C

TEXTO BÍBLICO – Evangelho de São Lucas – 17, 11-19
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto em terra aos pés de Jesus, para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».
 L E I T U R A:
Jesus sempre caminhando pelas estradas encontrou dez leprosos. Como era lei, estavam distantes, às margens da estrada, mas sabendo da passagem de Jesus, gritaram com humildade que Jesus tivesse compaixão deles. E Jesus não os cura logo, mas como devia fazer quem fosse curado, mandou que se apresentassem aos sacerdotes judeus. E eles ainda leprosos obedeceram confiantes, e no caminho receberam a graça da cura. Mas só um voltou para agradecer a Jesus, que aproveitou para dar-nos uma lição: só um voltou para agradecer ? E comenta que era samaritano (que não se dava com os judeus!) e confirma dizendo ao curado: Vai, pois tua fé te salvou.
  • Por onde Jesus andava? Para onde se dirigia?
  • Com quem se encontrou? Que disseram eles a Jesus?
  • Qual a resposta que Jesus deu a estes que lhe pediam compaixão?
  • Que fizeram ouvindo a ordem de Jesus? E o que aconteceu pelo caminho?
  • Como reagiu um deles? E o que fez? Quem era e o que fez a Jesus?
  • Que disse Jesus sobre o homem curado ? E o que disse então a ele?
  1. O R A Ç Ã O:
Como o homem curado da lepra, Jesus, quero ver, tua presença em todos os caminhos de minha vida: por isso repito com os leprosos: Jesus, meu mestre e Senhor, tem compaixão de mim. Recebe-me, Senhor com tudo o que sou, mesmo com o que não sou capaz de oferecer-te. Recebe-me tal como tu me vês. Recebe-me com as minhas alegrias e as esperanças que me fazem avançar, com as certezas que tenho a me guiar e os frutos dos teus dons em mim. Recebe-me com a minha miséria, Senhor: os pecados que são a minha vergonha, e com a lamentação da minha cruz, com as minhas dúvidas e silêncios. Recebe-me com as minhas limitações, com os meus muitos desejos inquietos, com a minha força e a minha vontade e este coração que me deste capaz de humildemente ir a teu encontro para pedir que me cures.
  1. M E D I T A Ç Ã O:
O evangelista da misericórdia apresenta-nos a resposta pronta de Jesus à lepra de quem vive longe do encontro, longe da salvação, marginalizado à sua existência pobre. A misericórdia de Jesus mostra a forma de compreender e de amar que supera a indiferença e que chega ao dom da entrega de si ao ponto de os curar. Mas apenas um é agradecido e volta para apresentar a Jesus o seu reconhecimento, prostrando-se. Era samaritano: duplamente marginalizado, mas agora elevado à resposta mais admirável – a resposta da sua fé. Porque é a fé que nos salva também a nós. Uma fé que nasce da ternura de Jesus que nos acolhe, que nos ama, que nos salva. Samaritanos ou não desta vida, vivamos dessa fé que salva.
  • Nesta altura de minha vida, onde me encontro? Em que estrada, em que estado?
  • O que me afasta do convívio com as pessoas ? Qual é minha doença?
  • Ainda sei rezar? Como é minha oração? Que preciso pedir para mim?
  • Reconheço as graças que recebo, sei agradecer? 
  1. C O N T E M P L A Ç Ã O:
Jesus tem passe livre para andar e estar em qualquer lugar de minha vida. Não há barreira que O impeça de me ver, me seguir, me ouvir. Seu olhar me acompanha, vê e sabe o que penso, o que faço e o que sinto. Tudo em minha vida é claro diante d´Ele. Sou o que sou, faço o que desejo fazer. Ele não me impede, nem me segura. Mas como Pai que me ama muito, vê o que preciso e espera que eu lhe peça o que me é necessário. Pode ser que eu esteja me vendo por um espelho que não me mostre o que sou, sinto e penso. Por isso, hoje, meu Senhor e meu Deus, humildemente te peço cura-me, ilumina-me, guia-me por teus caminhos. Eu Te agradeço por me teres conduzido até aqui. Desde já Te agradeço por que sei que me levarás sempre por melhores caminhos. 
  1. A Ç Ã O:
  • Vou procurar aproximar-me mais de Jesus cada dia. Marcarei meu encontro com Ele na leitura calma de Sua Palavra, nas orações, nas celebrações, em minha família e trabalho.
  • Com quem eu estiver durante o dia, em qualquer lugar, vou pedir pelas pessoas que estiverem comigo. Vou procurar enxergar na estrada de minha vida quem está distante do Senhor. Orarei em nome deles: Jesus, meu Mestre e Senhor, tem compaixão de mim!