7° Domingo do Tempo Comum – Ano A

TEXTO BÍBLICO: Mateus 5,38-48

Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, dente por dente.  Eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.  Se alguém quiser tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste. (A vingança Lucas 6.29-30)  Vocês ouviram o que foi dito: Ame seus amigos e odeie seus inimigos.Eu lhes digo: amem seus inimigos e orem pelos que os perseguem , para que vocês se tornem filhos de seu Pai, que está no céu. Ele faz o sol brilhar sobre bons e maus e dá chuvas para os que fazem o bem e para os que fazem o mal. Se vocês amam só aqueles que os amam, esperam que Deus lhes recompense? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam só com os amigos, que é que estão fazendo de mais? Os pagãos fazem isso!  Portanto, sejam perfeitos, como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu. (Amar os inimigos Lucas 6.27-28,32-36)

l – LEITURA: O que diz o texto?

Continuamos o que o Senhor pronunciou a seus discípulos. Diferentes assuntos, presentes na vida cotidiana de quem quer seguir o Senhor, vão sendo apresentadas.

O texto de hoje pode ser dividido em três partes:

A superação da atitude de vingança; 2.   O amor aos inimigos;  3.   A perfeição.
1 – Jesus cita Moisés, do Antigo Testamento, para aperfeiçoá-lo sobre conviver com os outros. De agora em diante a situação não será mais a mesma. Devemos superar a tentação da vingança com atitude pacífica. Superar a violência, não responder a violência com violência. Vencer o mal com a força e o poder do bem que nos é dado por Deus.

2 – Jesus supera o amor ao próximo. Não somente o “amigo”, mas também o “inimigo” deve ser amado. Este é o caminho do discípulo do Reino. Amar até o extremo, amar na dor, amar como Cristo nos Amar também aos que nos fazem o mal, ou seja, aos nossos “inimigos”.

2 – Somos convidados à perfeição a exemplo do Pai dos céus. Chegar a perfeição de Deus parece impossível. Que perfeição é esta? Que nossa tendência interior seja sempre orientada à perfeição… Nunca devemos abaixar os braços, devemos aproximar-nos “o mais possível” da perfeição. A perfeição a que o Senhor nos chama e nos dá a força para levarmos adiante.

Indicações para a leitura:

Como começa o texto de hoje? Com quem está falando Jesus? (Mt 5,1-2)
Devemos vingar-nos daqueles que nos fazem o mal? Por quê?
Que atitude deve ter o discípulo de Cristo diante do irmão que faz algum mal?
Qual deve ser a nossa atitude diante do inimigo?
Que atitude de Deus diante de homens bons e de homens maus?É a mesma?
Qual deve ser o sinal distintivo dos discípulos do Senhor?
Como termina o texto de hoje? O que significa exatamente ser perfeito?
2 – MEDITAÇÃO: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

Em minha vida: já caí ai na tentação da vingança? Como aconteceu?
Respondo o mal com o mal? Como reajo se alguém me faz algum mal?
Sou violento em pensamentos, palavras ou ações diretas?
Tenho um coração grande e aberto para receber o irmão?
Acompanho o necessitado, mesmo que não seja meu amigo ou conhecido?
Tenho algum inimigo, alguém que não me queira bem, que me despreze por alguma coisa ou busca fazer-me algum mal? Como reajo diante deles?
Tranquilizo minhas tentações de ódio com a oração confiante a Jesus?
Creio que Deus ama todas as pessoas, além de suas capacidades e condições?
Busco ser perfeito como Deus é perfeito?                  
3 – ORAÇÃO: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

Deixemos que nossa oração seja guiada pela recomendação de São Paulo na Carta aos Romanos 12,21: “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.”

4 – CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

O caminho que Deus hoje nos propõe é a perfeição. Busquemos fazer nosso momento de contemplação repetindo serenos, o versículo 48: Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.                          

5-ACÃO: Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?

Proposta pessoal

Escolher dois aspectos da minha vida para crescer em “perfeição”. Por exemplo: ser mais amável; tudo o que pedir, pedir por favor; não emitir apressados julgamentos etc.

Proposta comunitária

Conversar com o grupo sobre os possíveis inimigos de hoje.

Não pensar somente nas pessoas, mas também nos grupos e instituições que podem influenciar no povo. Qual deve ser nossa resposta?

Que atitude devemos tomar?

Como exemplo, podemos citar situação difícil na sociedade do abuso do álcool, das drogas.   Como ajudá-los?