Lectio Divina 5ª-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

Mateus 13,10-17
Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
— Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas?
Jesus respondeu:
— A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a elas, não. Pois quem tem receberá mais, para que tenha mais ainda. Mas quem não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que eu uso parábolas para falar com essas pessoas. Porque elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem. E assim acontece com essas pessoas o que disse o profeta Isaías:
“Vocês ouvirão, mas não entenderão;
olharão, mas não enxergarão nada.
Pois a mente deste povo está fechada:
Eles taparam os ouvidos
e fecharam os olhos.
Se eles não tivessem feito isso,
os seus olhos poderiam ver,
e os seus ouvidos poderiam ouvir;
a sua mente poderia entender,
e eles voltariam para mim,
e eu os curaria! — disse Deus.”
Jesus continuou, dizendo:
— Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Oração
Jesus ensina por meio de parábolas, mas há uma diferença na recepção de sua mensagem. Aqueles que são íntimos Dele compreendem bem o que o Verbo de Deus diz, porque têm o coração aberto. Os outros, aqueles que preferem fechar o coração a Jesus, até recebem as palavras Dele, mas veem tudo como meras historinhas, não sendo capazes de mergulharem na profundidade espiritual que elas trazem. Para aqueles que se dispõem a seguir e imitar o Mestre, as parábolas são pílulas atemporais de respostas à fé. Para os outros, não são nada disso. Portanto, para que as parábolas tenham sentido, é preciso experimentar Jesus.
Quando experimentamos Jesus, nossos olhos enxergam e nossos ouvidos ouvem. A mente tudo compreende, porque a mensagem Dele se faz simples aos humildes e tementes a Deus. Hoje precisamos nos alegrar pelo privilégio de podermos experimentar Jesus, porque Ele nos traz a cura e nos permite uma vida alicerçada na esperança. Com Jesus, nos veio a possibilidade do Reino de Deus.
Peçamos hoje a Jesus para que convivamos com Ele todos os dias de nossa vida. Nele, nossos dias ganham sentido e há sempre a possibilidade de sua Palavra, capaz de oferecer respostas às necessidades de cada tempo. Pela graça do Espírito de Deus, tenhamos definitivamente coração aberto, porque assim nossos olhos e ouvidos experimentarão a bondade de nosso Deus em todas as situações da vida.