Festa da Cátedra de São Pedro

Edificados sobre a rocha (Mateus 16,13-19)

Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
— Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
— O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
— Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.
Oração: Edificados sobre a rocha
O homem prudente constrói a casa sobre a rocha, porque seu alicerce é firme. Pode cair tempestade, os rios podem transbordar, os ventos podem agredi-la, mas ela bravamente resistirá, porque seu alicerce é firme. O Filho do Homem, também prudente, constrói a sua casa sobre a rocha. Ele edifica sua Igreja sobre a pedra, o Pedro, que não enrola para afirmar que aquele Filho do Homem é também Filho do Deus vivo.
Então a Igreja nasceu fixada sobre a fé de Pedro. Como um forte, nenhuma tempestade, rio, chuva ou vento a poderia derrubar. Mais que isso. Nem a morte poderia vencê-la. A Igreja é um verdadeiro forte resistente mesmo à morte. Tudo isso porque Pedro tinha sido agraciado pela verdade que vem do Pai; abriu o coração e deixou que a fé tomasse conta de sua vida. E como Jesus, seu mestre, foi fiel até o fim.
Também nós precisamos rezar hoje pensando na identidade de Jesus. Quem tem sido Ele para mim? É bem claro para mim que Ele é o Filho de Deus? Tenho deixado que a verdade do Pai penetre o meu coração?
Que Jesus nos faça bem conscientes de que estamos edificados sobre a rocha. Assim, teremos mais coragem para enfrentarmos aquilo que por ventura nos ameace. Tenhamos a mesma fé de Pedro, capaz de viver a fidelidade do seguimento de Jesus.
Marcelo Henriques de Camargos – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG