2ª-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

Evangelho – Mt 5,1-12a

abraço de Jesus
1 Quando Jesus viu aquelas multidões, subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele, 2 e ele começou a ensiná-los.
3— Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
4 — Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
5 — Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
6 — Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
7 — Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
8 — Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
9 — Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
10 — Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
11 — Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Vinde Espírito Santo, ilumine-nos durante esta oração para que possamos sair dela com coração mais leve e confiantes para iniciar esta semana de atividades.
“Bem-aventurados”. Assim Jesus agrupa as pessoas de bem, as simples e as que sofrem. Essas palavras nos trazem paz, quando nos percebemos no caminho certo, e conforto, nos momentos de sofrimento. O tempo, nosso grande amigo e inimigo paradoxalmente, nos prova a verdade do que o Mestre nos diz hoje. Por maior que seja o sofrimento, ele passará e será substituído por bons momentos, assim como o sol vívido sucede a tempestade. Na realidade de Deus, mais que bonança, depois dos momentos ruins, vêm os frutos de nossa firmeza, de nossa persistência em permanecer com o Pai.
Longe de pensar em recompensas por viver momentos de dor, Jesus, quero lhe agradecer pelas lembranças que Você nos traz no evangelho de hoje. Sinto-me, às vezes, tão profundamente mergulhada no sofrimento, que não consigo pensar nos raios de luz e nem consigo sentir o colo do Pai. Obrigada, por usar o evangelho para reafirmar não só o caminho que devo seguir, mas, sobretudo, para me lembrar da existência do “depois”, do amanhã e da certeza de que, aos olhos de Deus, nada nessa vida é em vão.
Com suas palavras, Jesus, reforço minha vontade de permanecer firme, reafirmo minha fé e minha vontade de continuar o caminho ao Seu lado. É muito bom poder contar com Você em todos os momentos – o amigo certo em todas as horas, até nas menos oportunas.
Teu amor veio me relembrar
Que Deus me ama, que não estou só
Que Deus cuida de mim
Quando fala pela tua voz
Que me diz: Coragem
Como nesse letra de música, de Pe Fábio, o evangelho de hoje, Jesus, soa para mim como uma lembrança do seu Amor para que fiquemos firmes e envolvidos por esse sentimento, pois, afinal, é ele que sobra depois de tudo. Assim, também posso dizer:
Por que Te amo, estou aqui
Porque sem Ti, meu Pai
Sou um nada, um deserto, pó
Seu Amor me vale!
Espírito Santo, encha nosso caminho com Sua luz para que, nesta semana, permaneçamos no Amor de Deus, certos de que o colo do Pai está sempre pronto a nos recolher e nos reintegrar, certos de que nosso esforço para sermos melhores vale a pena.
Maezinha querida, obrigada por nos envolver em seu manto de mãe verdadeira e por trazer doçura para os momentos de gosto amargo. Que a mansidão de Seu afeto permaneça conosco ao longo da semana.
Amém!