Confraternização das Comunidades
Reunião com os representantes das comunidades que participaram da formação nas foranias.

Na reunião repassamos as seguintes informações;
1. Subsídio “Redescobrindo a Alegria de Ser Comunidades Missionárias”
a) será entregue até o fim de junho a todas as paróquias.
b) pode ser usado para reforçar a caminhada das comunidades existentes, reanimar ou criar novas comunidades.
c) é apenas um subsídio, pode ser melhorado com outros cantos, dinâmicas etc...
d) valorizar a participação de todas as pessoas, evitar monopólios da palavra.
e) na reorganização das comunidades é bom que se tenham idéia de quantas famílias fazem parte de cada comunidade.
f) os encaminhamentos para o uso do subsídio deverão ser feitos pelo Conselho de Evangelização da paróquia e das comunidades.

2. Formação sobre a urgência das foranias
            a) Estão sendo agendadas com assessores de fora da Diocese.
            b) assim que estiverem agendadas, os encaminhamentos serão feitos com os vigários forâneos juntamente com os conselhos de evangelização das foranias.

3. Cartazes do subsídio Redescobrindo a alegria de ser comunidades missionárias:
            a) foi entregue a cada forania um pacote com diversos cartazes que foram distribuídos entre as paróquias.
            b) cada forania ficou de encaminhar alguns cartazes para as paróquias que não estavam representandas.

4. Representantes das paróquias
            a) Deverão conversar com os párocos sobre a reunião e ajudar a fazer os encaminhamentos no conselho de evangelização da paróquia.
            b) é importante que cada paróquia veja a situação dos representantes e sua participação nos conselhos de evangelização. Deu para perceber que alguns não estão enraizados, não participam de algum conselho de evangelização das comunidades e nem do conselho de evangelização da paróquia. Nossa orientação é que cada paróquia se organize de seu próprio modo, mas, seria bom que houvesse essa ligação de quem representa com as comunidades e os conselhos.
            c) Para o Conselho de evangelização da forania cada paróquia deve escolher, duas pessoas, daquelas que participaram do encontro de formação e que já são membros do Conselho de Evangelização da Paróquia. Para representar a paróquia na forania é bom que sejam pessoas que tenham esta ligação efetiva no conselho de evagelização da paróquia e se possível até ligação com o conselho de evangelização da comunidade. NO ENTANTO, ESTA PARTE É UMA SUGESTÃO, CADA PARÓQUIA, O PÁROCO E O CONSELHOD EVANGELIZAÇÃO É QUEM VAI RESOLVER COMO VAI SER FEITA A ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA PARÓQUIA NA FORANIA.

5. Rito de Envio
            a) Foram três momentos: da luz, da asperssão e do envio.
            b) Todas as paróquias tiveram suas velas acesas e muitas levaram de volta a água que foi abençoada. Cada paróquia pode pensar em algum gesto simbólico em que essa vela e a água possam ser usadas como motivação para a continuação da caminhada das comunidades.

Agradecemos a participação de todos e dentro de poucos dias enviaremos a tabela com os nomes dos representantes para que cada paróquia possa conferir os dados e para que aquelas que não puderam se fazer representar possam nos informar os dados dos representantes.