6ª-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Mc 4, 26-34
Jesus disse:
_ O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Jesus continuou:
_ Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.
Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos.
28 de julho de 2015 - Norma
Oração: Meu Deus, você que me sonda e me conhece, envie o Espírito Santo para iluminar esta oração.
 “_ O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece.”
É interessante observarmos que nessa primeira parte da leitura, Deus conta com o homem para lançar a semente mas não depende dele para que a mesma semente desenvolva-se e dê frutos. Ainda que Deus conheça todas as nossas limitações, Ele conta conosco para a Sua obra, que é lançar a semente, lançar a Palavra com as nossas vidas.
Muitas vezes lançamos palavras ao vento sem pensar direito, no ímpeto pronunciamos palavras que ofendem, que machucam mas não há volta. Uma vez pronunciada virão as consequências…. Portanto, sabemos que as palavras tem poder. Se as palavras ditas pelo ser humano traz tantos efeitos? Que dirá a Palavra de Deus!
Jesus, ao falar do Reino de Deus, fala do milagre da própria vida. Ele fala do desenvolvimento da semente que, independente da vontade ou do esforço humano, germina, floresce e dá frutos. Assim é o Reino: a Palavra de Deus, uma vez pronunciada não volta sem dar frutos. E não são quaisquer frutos mas frutos vigorosos, com sabor marcante. Sim, meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus tem o poder de alimentar, dar sabor, dar prazer e alegria às nossas vidas!
“Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas.”
O efeito da Palavra de Deus não afeta somente as nossas vidas mas a vida de muitos, inclusive dos mais pequeninos. Nos galhos frondosos dessa planta, repousam muitas e muitas vidas.
Jesus contava todas as verdades ao povo usando parábolas mas explicava, em particular, aos discípulos. Jesus, estratégicamente, opta pela simplicidade. De forma bem didática, explica ao povo sobre o Reino de Deus para que pudessem compreendê-lo e animassem a abraçar essa proposta.
Que neste momento possamos refletir sobre algumas questões, no silêncio dos nossos corações e na presença do Espírito Santo:
Qual é a compreensão que tenho sobre o Reino de Deus?
Deus me pede para lançar as sementes? Caso já tenho feito isso, pensar sobre as estratégias que tenho usado.
Quais são os frutos que Deus tem gerado em minha vida a partir do meu seguimento cristão?
Peçamos à nossa Mãezinha querida: ajude-nos a ser fiel em todas as coisas, a ter uma atitude de desprendimento e lançar as sementes da Palavra pelos caminhos que Deus nos chame a trilhar. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH